Star

domingo, 15 de maio de 2011

Deusa Artemis

Artemis (ou Artemisa) é muitas vezes equiparada á deusa romana Diana e à deusa lunar Selene. Representa a castidade e a caça.
Ela é uma das filhas do grande Deus do Raio, Júpiter com a mortal Letona (ou Leto) e irmã gémea do Deus Apolo, sendo que, Artemis representa a Lua e Apolo o Sol.
Letona, fugida da ira de Hera teve os gémeos completamente sozinha e Artemis, tendo nascido antes do seu gémeo, ajudou a mãe no parto de Apolo. Isto será certamente simbólico.
Artemis “A que acerta de longe” é retratada com uma túnica curta, para correr à vontade pelos bosque, carregando consigo uma aljava cheia de setas e os seu arco de prata e sempre acompanhada por um cão. Poderia também ser um lobo, pois Artemis andava sempre entre os animais selvagens.
Diz-se que tinha uma corte de Ninfas e que as Valquírias lhe eram devotas.
Apesar de estar muito associada á caça Artemis é uma Deusa defensora dos animais, das crianças, das mulheres e dos partos.
Alguns textos retratam-na como uma Deusa algo fria e impetuosa, uma grande castigadora de todo aquele que a desrespeita e também muito competitiva.
Descrita sempre como selvagem e independente, esta rainha dos bosques manteve-se sempre Virgem, até porque Artemis é uma representação da face Virgem da Grande Mãe.
As mulheres que se encontram sobre a influência deste arquétipo são Virgens, não porque não tenham relacionamentos, mas porque não precisam de um homem para se sentir completas. São mulheres indomáveis, donas e senhoras das suas vidas e das suas escolhas.
São independentes, corajosas, amam a natureza e os animais e têm uma solidariedade feminina incomum, porque são naturalmente defensoras das mulheres. Têm muitas em apaixonar-se porque acham que nenhum homem é suficientemente bom para estar junto de si.
Rege ainda as parteiras e os nascimentos.
Sendo uma representante da face Virgem/Donzela da Grande Mãe Ela mostra-nos que devemos explorar o nosso lado “virgem”, intocado pelo mundo. Essa floresta selvagem e desconhecida que todos nós levamos dentro e partir à caça da nossa verdade.

Palavra-Chave: Independência
Mensagem: “ individualidade não é egoísmo, é saber estar só e acompanhada.”
Representação: A Mulher Selvagem
Virtude: Castidade
Elemento: Terra
Cultura: Grega

Sem comentários:

Enviar um comentário