A reflexão de hoje é: Bênçãos encobertas,
Ás vezes queixamo-nos da vida, porque não temos isto ou aquilo, porque tal acontecimento não se dá ou porque parece que tudo anda para trás. Mas isto podem ser na verdade bênçãos encobertas, porque podemos estar a livrar-nos de algo ainda pior ou porque vamos aprender uma lição que vai mudar para sempre a nossa maneira de ser ou de estar.
Aqui vai o conto que ilustra este tema:
A sorte e o azar de um aldeão
Um homem tinha um cavalo muito bonito e o cavalo era tão raro que até os imperadores tinham pedido ao homem para vender- fosse qual fosse o preço - mas ele recusou. Então, uma manhã, ele descobriu que o cavalo tinha sido roubado.
A aldeia inteira reuniu-se para o lamentar e todos diziam:
- Que infeliz, podias ter ganho uma fortuna, as pessoas ofereciam-te tanto! Foste teimoso e foste estúpido. Agora o cavalo foi roubado.
Mas o velho riu e disse:
-Não digam disparates! Digam apenas que o cavalo já não está no estábulo. Deixem que o Futuro venha, depois veremos.
E aconteceu que, 15 dias depois, o cavalo regressou e não vinha sozinho- trouxe uma dúzia de cavalos selvagens com ele da floresta. A aldeia inteira juntou-se e depois disseram:
-O velho tinha razão! O cavalo voltou e trouxe 12 belos cavalos como ele. Agora pode ganhar tanto dinheiro como quiser.
Foram ter com o homem e disseram-lhe:
-Perdão. Não conseguimos entender o futuro e os caminhos de Deus, mas tu és grandioso! Tu sabias isso, tu tens alguma visão sobre o futuro.
Ele disse:
-Que disparate!Tudo o que sei é que o cavalo regressou com 12 cavalos, o que vai acontecer amanha ninguém sabe.
E no dia seguinte sucedeu que o filho único do velho homem caíu en partiu as pernas a tentar domar um dos cavalos.Toda a aldeia se reuniu novamente.
-Nunca se sabe, tinhas razão. Afinal, foi uma maldição. Teria sido melhor que o cavalo não regressasse. Agora o teu filho ficará aleijado para toda a vida.
O velho homem disse:
Não se precipitem. Esperem e vejam o que acontece. Digam só que o meu filho partiu as pernas, é tudo.
Acontece que, 15 dias depois, todos os jovens da aldeia forma levados à força para combater o pais que ia entrar em guerra. Somente o filho do velho foi poupado porque não tinha qualquer utilidade.
Todos se reuniram... e disseram:
-Os nossos filhos partiram!Pelo menos tu tens um filho. Talvez esteja aleijado, mas está aqui.Os nossos partiram e o inimigo é de longe mais forte. Vão ser todos mortos.Na nossa idade avançada, não teremos ninguém que cuide de nós, mas tu, pelo menos, tens o teu filho e talvez ele fique curado.
Mas o velho disse:
-Digam apenas que os vossos filhos foram levados, o meu ficou para trás, mas não há nenhuma conclusão.
Moral da História:" Limite-se a expressar o facto! Não pense nas coisas como uma maldição ou uma bênção. Não intreprete e subitamente verá que tudo é maravilhoso."
Retirado do livro "Tarot da Transformação" (Osho)
Oratório
Há 4 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário