
Para os celtas o tempo não era linear, era circular, foi daí que surguiu a Roda do Ano com 8 festividades baseadas nos movimentos do Sol, os quais são chamados pelos Wiccanos de "Sabbaths".
Se dermos uma volta pela Roda do Ano e iniciaramos o nosso percurso na primeira festividade do Ano, denominada de Yule, veremos que quase coincide com o nosso Natal, sendo que acontece no dia 21 de Dezembro, coincidindo com Solstício de Inverno. Diz-se que no Yule a Deusa toma a forma da Mãe que carrega no ventre o Salvador do Mundo (numa alegoria ao Sol)o qual vai nascer. Este é o dia mais pequeno do ano, mas é também quando o sol se começa muito lentamente a fortalecer.
Dia 1 de Fevereiro celebra-se O Candlemas ou Imbolc, o festival do fogo dedicado à Deusa Brigidh, semelhante á Nossa Senhora da Candelária ou a Santa Brígida. Acredita-se no fortalecimento da Luz.
Ostara, dia 21 de Março, o Equinócio da Primavera, é a festa da fertilidade, a qual deu origem mais tarde à Páscoa. Ostara é a Deusa da Primavera, o termo Páscoa deriva de seu nome Eostre, Ester, Easter que em Português significa Páscoa. Ostara, Primavera, Cordélia ou Core é o nome que se dá à Deusa Virgem que tudo faz desabrochar nesta época.A lebre(o célebre coelhinho da Pácoa)e os ovos são símbolos de fertilidade.
1 de Maio e dia de Beltane, festival do Fogo dedicado ao Deus do Sol celta Belenus. È ainda quando se celebra o Matrimónio Sagrado entre a Deusa Virgem e o Jovem Deus das Florestas, talvez por isto o Mês de Maio seja o mês mais escolhido para os casamentos. Nesta época, em alguns lugares ainda se mantém a tradição de se saltar ás fogueiras, fazer coroas de flores e enfeitar o Maypole (Um grande mastro onde se amarram fitas de várias cores).
21 de Junho, o Solstício de Verão, o qual coincide com as nossas festas Juninas é chamado de Middsummer, no qual a tradição é saltar à fogueira e festejar. Acredita-se que nessa noite as fadas aparecem aos humanos.É também nesta altura que o Sol/ Luz atinge o seu apogeu.
1 de Agosto acontece o Lughnasad, esta é considerada a festa da colheita e são cultuados deuses como o Celta Lugh ou a Deusa mãe Ceres\ Deméter. É uma festa de fartura e tem alguma semelhança com a Nossa Senhora de Assunção celebrada em Portugal neste mesmo dia.
A penúltima Festa é o Mabon (Equinócio de Outono), a segunda festa da colheita e do amadurecimento. Nesta época o Deus já é adulto e está na sua fase de declínio. No nosso quotidiano, é hora de colher o que plantamos e preparar-nos para uma época de aprofundamento e reflexão porque o Samhain, último festival trás consigo a sombra. Os dias são frios, chuvosos, as arvores despem-se da sua folhagem.
Na noite de Samhain (1 de Novembro)também se acendem fogueiras. Os Celtas prestavam culto ao Sol porque acreditavam que ele poderia não regressar. Esta é um época de reflexão. Aqui era considerada a viragem do ano.
Hoje celebra-se Beltane, chegou a hora de nos abrirmos para o mundo e de nos conectarmos com o nosso par interior ou exterior e festejar esta linda e mágica época do ano.
Merry Beltaine ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário